quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Versailles - Philharmonic Quintet

Em março de 2007 o Versailles foi formado por KAMIJO (ex-LAREINE) e HIZAKI (ex-HIZAKI GRACE PROJECT), logo após, Jasmine You, que antes tocava do Jakura e no projeto solo do HIZAKI, entrou para a banda. Por último ingressaram TERU (ex-Aikaryu) e YUKI (ex-Sugar Trip), que foi extremamente recomandado por Rock May Kan, que tem uma grande sede estabelecida em Tokyo.
KAMIJO e HIZAKI já tinham os conceitos de uma nova banda desde o outono de 2006 porém demoraram 6 meses para encontrar membros que pudessem expressá-los. Seu conceito é o “The absolute Youshikibi (beauty of form) sound and extremes of aestheticism”.
Dia 29 de março os nomes foram revelados e o nome da banda foi anunciado dia 30 de março. Dia 2 de maio eles diculgaram um trailer da banda no youtube. Desde então eles receberam uma série de propostas de entrevistas e turnê por outros países , daí em diante eles tiveram várias entrevistas especialmente com a mídia internacional.
Ao fim de maio uma equipe alemã de televisão foi para o Japão enrevistar a banda e em junho a entrevista esteve no Sankei Newspaper (um dos jornais residenciais japoneses). Por culpa do enorme retorno recebido “Versailles Band” estava no top 5 de palavras mas requisitadas no Yahoo busca. Desde então eles apareceram na TV como melhor banda.
O Versailles fez sua primeira performance live no dia 23 de junho, que foi logo seguida pela apresentação do dia 24. Nessas datas foram distribuídas as primeiras cópias de seu primeiro DVD-Single, "The Revenant Choir".*


Quem escolheu o nome da banda foi HIZAKI, que sempre quis uma banda com esse nome mas normalmente os outros membros de suas bandas anteriores não gostavam, porém dessa vez quando ele sugeriu o nome Versailles a aceitação foi imediata.

2008 marcou um importante ano para o Versailles, quando eles fizeram sua primeira turnê internacional percorendo a Europa juntamente com a banda Matenrou Opera, logo após a banda fez uma performance nos Estados Unidos. Poucos meses após seu primeiro show no continente americano eles já estavam sendo chamados para retornar para uma performance ainda maior.

No dia 19 de agosto a banda anunciou que mudaria de nome ao menos em território americano, os motivos seriam problemas legais com a banda "Versailles" americana. O novo nome escolhido foi Versailles - Philharmonic Quintet -, sugestão enviada por e-mail por dois fãs dentre mais de 100.000.
Segundo a banda "Quintet" é o que eles são, mas juntamente com o "Philharmonic" (literalmente "amigos da música"), que é representado pelos fãs, eles são capazes de formar uma orquestra.

O último single de 2008, "Prince & Princess", chegou à posição #16 do top geral da Oricon e no live do dia 23 de dezembro no C.C. Lemon Hall foi anunciado que no dia 24junho de 2009 a banda se tornaria major pela Warner Japan.

No meio de junho Jasmine You teve de parar as atividades com a banda por problemas de saúde, a banda continuou suas atividades esperando pelas melhoras do baixista, porém no dia 10 de agosto foi anunciado que o Jasmine You tinha falecido no dia anterior.
No dia 17 de agosto os quatro membros restantes do Versailles deixaram na página oficial uma mensagem para os fãs, eles não iriam desistir do sonho que haviam construído junto com Jasmine You. Segue um trecho do comunidado colocado no site oficial:

"Depois do que aconteceu nós ainda não pudemos pensar em nada mas nós não podemos desistir do sonho que nós cinco construímos juntos.
Mesmo que nossas lágrimas ainda não tenham parado de rolar, nós acreditamos que ele, Jasmine You, ainda irá brilhar sobre nós."

Versailles não fez mais nenhuma performance em 2009 até o dia 25 de outubro, quando tocou no V-Rock Festival com o baixista Yo, da banda Matenrou Opera como membro suporte. O Matenrou Opera era do mesmo selo do Versailles, a Sherow Artist Society, da qual KAMIJO, vocalista do Versailles é empresário. Por isso o Matenrou Opera considera o Versailles como seus "senpais", seus veteranos.

Em 2010 o Versailles voltou de vez aos palcos com seu novo álbum e primeiro lançamento major, Jubilee, com lançamento marcado para dia 20 de janeiro e com o anúncio de sua primeira turnê mundial entitulada Method of Inheritance que passou por muitos países, incluindo o Brasil, que foi a primeira parada internacional da banda fora do Japão para essa turnê.

Masashi foi anunciado como o sexto membro do Versailles no dia 4 de setembro, assumindo o baixo. Durante o anúncio no C.C Lemon Hall, Jasmine You foi, como sempre, lembrado como o membro eterno do Versailles.  

terça-feira, 11 de outubro de 2011


O Visual Kei

Visual kei (em japonês: ヴィジュアル系 visual kei/bijuaru kei?, visual impactante "linhagem visual" ou "estilo visual"), ou visual j-rock, é um movimento musical que surgiu no Japão na década de 1980.

Consiste na mistura de diversas vertentes musicais como rock, metal e, muitas vezes, uso de instrumentos relacionados à música clássica, tais como violino, violoncelo, orgão, cravo e piano (exemplo de bandas que utilizam esta influência seriam MALICE MIZER, Moi dix Mois, Sito Magus e Versailles). Uma das peculiaridades desse movimento é a ênfase na aparência de seus artistas, muitas vezes extravagante, outras vezes mais leve, mas quase sempre misturada com a androginia, e shows chamativos. No visual kei a música anda sempre ao lado da imagem e vice-versa.

Algumas bandas consideradas pioneiras do visual kei são, X JAPAN,D, D’ERLANGER, NIGHTMARE , DEAD END, BUCK-TICK, Kamaitachi e COLOR. O movimento teve seu auge em meados da década de 1990, quando bandas como BUCK-TICK, X JAPAN, LUNA SEA, Kuroyume, MALICE MIZER, SHAZNA e outras conquistaram o público e o mercado japonês. Mais tarde, durante os anos 2000, bandas como Nightmare,Moi dix Mois, D'espairsRay, BLOOD, Art Cube, Kagerou, Kagrra,, Onmyo-Za,Alice Nine e the GazettE iniciaram campanhas oficiais na Europa e em alguns países das Américas, lugares onde hoje em dia também já existe uma base sólida de fãs do movimento.

O visual kei sempre foi um movimento dinâmico e com o tempo foi ganhando variadas vertentes.

Cada membro de uma banda Visual Kei expressa seus sentimentos ou fantasias compostas pela música através de cabelos pintados e penteados de forma extravagante, roupas, maquiagens, acessórios, encenações trágicas/dramáticas, recorrendo muitas vezes ao simbolismo para ter uma idéia do que eles queriam representar. Essa extravagância na maneira de se vestir também é uma representação do conceito, sem que seja exatamente bem ou mau. Os V.K´s quando estão no palco não tem sexo ali homes vestem-se de mulheres e mulheres vestem-se de lolitas essas extravagâncias representa o mundo é suas vertentes. Algumas bandas criam histórias como a banda Versailles que pratica o V.K com instrumentos clássicos e roupas medievais, outras bandas os membros representam personagens (como a banda Psycho lê Cemú). Embora a orientação sexual dos músicos não tenha influência nenhuma no Visual Kei, muitos pensam que são Diferentes devido ao seu estilo, não obstante isso não pode ser considerado fato entre os fãs do V-Music. “MITO” 
                                                                                                                        Bleymer Wolker